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Executive summary

  • Position Paper
  • "Para um novo IED"
  • Número 01 - 8 de junho de 2018
Comitato Scientifico
  • Comitato Scientifico

Neste momento, quando o IED celebra os seus cinquenta anos de experiência no âmbito da formação de profissionais do design, as suas reflexões devem seguir duas direções: o reconhecimento de uma trajetória plural e rica em sucessos, que fazem hoje do IED um modelo de referência para todos os que trabalham neste campo; e ter um olhar bem aberto para as grandes mudanças do nosso tempo, quer sejam econômicas, políticas, sociais ou culturais, um olhar que nos situe perante uma realidade global e complexa que irá interferir nas sociedades do futuro.

Adaptar-se a esta nova situação exige um processo múltiplo de adequação estrutural e estratégica. Esta adaptação será realizada apenas graças a uma cultura da inovação que torne seus os processos e metodologias coerentes tendo como propósito desenvolver uma série de mecanismos eficazes. As políticas de inovação devem ocupar hoje em dia no IED um lugar prioritário na estratégia de todas as suas áreas. Essas políticas serão acompanhadas por uma série de normas e procedimentos coerentes com a conquista dos objetivos.

Mas todo o processo de inovação exige ao mesmo tempo certas mudanças institucionais e individuais. É nossa tarefa pôr em marcha uma série de processos que transformem o nosso modelo de ensino, as políticas de pessoal, a integração de todos os protagonistas envolvidos nas diferentes fases do projeto formativo.

Estas são as exigências que se apresentam ao IED, se realmente quiser ser um ator global na definição do futuro e assim participar na construção de novos modelos educativos no âmbito do design:

-  Necessita criar um modelo cultural cosmopolita, aberto às diferentes culturas e às principais tendências presentes no mundo contemporâneo.

- Deve explorar e articular os novos campos em que o design se aplica, os âmbitos que se situam no horizonte da sociedade pós-industrial.

Para isso, deverão ser gerados novos espaços formativos, novos métodos de trabalho que coloquem em rede as nossas escolas, docentes, estudantes, profissionais e empresas, criando assim uma vasta comunidade IED de alcance global.

- Os novos modelos formativos devem responder à ideia de experimentação, que tornará possível a busca e a produção de conhecimento.

- Dar importância à arquitetura do network, estrutura específica e distintiva do IED, como um sistema de comunicação e trabalho.

 

Esta é, em suma, a estratégia que o Comitê Científico propõe como guia e instrumento de diálogo entre o IED e o seu futuro.